sábado, 22 de agosto de 2009

Criança Esperança


Lançada em 1986, num programa especial dos Trapalhões, com 9 horas de duração, a Campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros. Ao divulgar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a campanha contribuiu para a inclusão do artigo 227 na Constituição Federal de 1988, que garante os direitos das crianças brasileiras. Dois anos depois, este artigo deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o Criança Esperança incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas. Durante dois meses, toda a programação da Rede Globo se une para apresentar temas relacionados à campanha, produzindo reportagens e quadros especiais, além de campanha específica, com o objetivo de prestar contas sobre a aplicação dos recursos arrecadados.

Em 2009, o Criança Esperança completa 24 anos. Até aqui, mais de 200 milhões de reais em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais. Tais contribuições garantiram os direitos de mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, ajudaram a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.
A Campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Todo o dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da UNESCO que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Meses do ano - Curioso

Eis os motivos porque os meses têm diferentes números de dias:
Quando os Romanos, no tempo de Júlio César, inventaram o calendário juliano, decidiram que teriam 31 dias os meses com especial significado religioso e 30 os de menor importância.
Desta forma Janeiro, assim chamado em honra ao deus Jano, Março, de Marte, e Julho, em honra do próprio César, encontram-se entre os meses com 31 dias.
Augusto, sucessor de César, denominou-se Agosto a partir de seu nome e, naturalmente, atribuiu-lhe 31 dias.
Os meses julianos de Setembro ( 7º mês ) e Outubro ( 8ºmês ) tornaram-se, respectivamente 9º e 10º meses quando, em 1582, o papa Gregório alterou o Ano Novo da data juliana de 25 de Março para 1º de Janeiro.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quotes / Citações

It is not enough to do your best; you must know what to do, and THEN do your best.
W. Edwards Deming

Do the right thing. It will gratify some people and astonish the rest.
Mark Twain [Samuel Langhornne Clemens] (1835-1910)

We think in generalities, but we live in details.
Alfred North Whitehead (1861-1947)

Twenty years from now you will be more disappointed by the things you didn't do than by the ones you did. So throw off the bowlines, Sail away from the safe harbor. Catch the trade winds in your sails. Explore. Dream.
Mark Twain [Samuel Langhornne Clemens] (1835-1910)

In life we all have an unspeakable secret, an irreversible regret, an unreachable dream and an unforgettable love.
Diego Marchi

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RAIN FOREST



O assassino era o escriba (Paulo Leminski)


Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida, regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeitoassindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski