quarta-feira, 16 de março de 2011

Pinacoteca do estado de São Paulo.....

COMO EU AMO ESSA CIDADE.....

Inaugurada em 24 de dezembro de 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e do estado e, certamente, um dos mais importantes do país. Apesar de seus mais de 100 anos, a Pinacoteca só começou a ser valorizada a partir de 1967, com a ampliação de suas atividades.




eita !!!

 Jarra da série Vidro e luz, 1928
 O acervo inicial de 26 pinturas conta hoje com cerca de oito mil obras, contemplando artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin. Para se ter uma ideia, este último levou 200 mil pessoas ao local em 1995, naquela que é considerada uma das exposições de maior público já realizadas no local.


 Atualmente, a Pinacoteca conta com exposições como a Buena Memoria, do fotógrafo Marcelo Brodsky (disponível até fevereiro de 2011), e a Iole de Freitas, com obras da artista plástica homônima (disponível até julho de 2011). Estão a caminho obras dos artistas Ignasi Aballi, Graciela Iturbide e Georg Baselitz.


Endereço: Praça da Luz, 2 - (11) 3324-1000


Horário Terça a domingo, 10h às 17h30.

Preço(s): Grátis aos sábados, R$ 6,00 Inteira, R$ 3,00 meia

Estacionamento: Possui

Site: www.pinacoteca.org.br

 

Melhor estraga / Best ever

A Estação da Luz ocupa 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída entre 1895 e 1901 para substituir a primitiva estação de 1867, idealizada pelo barão de Mauá. A estação, com projeto de estilo vitoriano e material importado, já nasceu como a principal da Companhia São Paulo Railway e tinha como responsável o engenheiro James Ford. Marco histórico para a cidade, foi responsável pelo escoamento da produção de café. O seu relógio era referência para acertos na cidade.

Em 1946, um incêndio quase destruiu o local, que foi reconstruído com algumas alterações. O complexo arquitetônico de 1901 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 1982. A Estação da Luz passou por um processo de restauração. A parte interna, as fachadas laterais e a principal foram concluídas no aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. 
O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 m² e é o mais antigo jardim botânico da capital paulista. O espaço foi criado ainda no período colonial, quando a Coroa Portuguesa instituiu a criação de hortos pela cidade.
Em 1981, o parque foi tombado como patrimônio histórico, abrigando importante acervo da Pinacoteca do Estado, com cerca de 50 esculturas de artistas como Lasar Segall e Leon Ferrari. Playground, espelhos d´água, pista de cooper, trilha e mirante estão entre os bosques, jardins e alamedas do espaço.
Durante restauração que ocorreu em 2000, um aquário subterrâneo foi descoberto e se tornou ponto de visitação, com mais de 13 tipos de peixes. O parque também dispõe do Bosque da Leitura, serviço para adultos e crianças com os principais jornais do dia e revistas semanais. O local funciona aos sábados e domingos das 10h às 16h.

A mamãe sentava nesses bancos...

 Quando eu era criança era assim... no parque da luz, ainda tem!!!! Quantas boas lembranças!!!


Senhores e o "jogo da pedra"

 Obras de arte espalhadas por todo o parque....

 Amei essa fonte.... cheia de carpas só esperando  o pãozinho....
muito legal!!!!

Guia do parque... muito show... e falando em show...

Que tal um coreto para recitais ou bandas.....

Endereço: Rua Ribeiro de Lima, 99 - (11) 3227-3545


Horário Abertura do parque: terça a domingo, 6h às 16h; atividades: 9h às 16h.

Preço(s): Grátis.

Até a próxima!!!!!