O café solúvel é uma forma de café instantâneo com vários processos de fabricação na qual sofre desidratação e pode ser encontrado sob a forma de pó ou grânulos. Estes podem ser reidratados usando água quente (mas nunca água fervendo).
As vantagens do café solúvel são velocidade de preparo (em nenhum momento é necessário filtrar o café, é só adicionar água quente e está pronto) e vida útil longa (o café natural, principalmente o moído na forma de pó, com o tempo perde o sabor enquanto seus óleos essenciais evaporam com o tempo).
As desvantagens são que o gosto do café solúvel, principalmente os de qualidade inferior, fogem do real e os grãos de café de qualidade mais baixa são usados enquanto que os grãos melhores são reservados para serem vendidos na forma de grãos inteiros e às vezes outros resíduos da colheita, não desejados, são materiais utilizados na fabricação do café solúvel.
USO: Uma das vantagens do café solúvel é seu uso simplificado comparado a outras formas de fazer o café. É muito difícil estragar acidentalmente o produto, e as instruções simples vem impressas na parte traseira dos recipientes. O pó e os grânulos são preferidos geralmente pelo consumidor por causa da facilidade no momento de dissolve-lo na água quente. E para fazer um café mais forte ou fraco basta controlar a quantidade de pó ou grânulo.
O café solúvel foi desenvolvido por Satori Kato em 1901 um químico japonês trabalhando em Chicago, Estados Unidos da América. Entretanto não foi introduzido no mercado comercialmente até que a Nestlé* lançou o Nescafé* em 1938. *Nestlé e Nescafé são marcas registradas: Copyright © Société des Produits Nestlé S.A. 2005
Embora o mérito da primeira produção seja atribuído a George Constant Washington um químico inglês, residente na Guatemala.
A diferença básica entre o Café Solúvel e o Café Torrado e Moído é a comodidade no preparo.
Até hoje a melhor aceitação do Café Solúvel são os países europeus, asiáticos e americanos, embora o Brasil seja o maior fabricante de Café Solúvel do mundo o consumo interno é mínimo perto do externo.
PRODUÇÃO
Abaixo estão os esboços gerais para estágios na produção moderna do café solúvel:
Torrefação: O grão de café cru não tem gosto desejável, deve primeiramente ser torrado trazendo assim para fora sabor e aroma. O processo utilizado é o mesmo para o café regular. O processo industrial da torrefação do café é composto de cilindros girando contendo os grãos de café cru aquecidos através da combustão de gás. Quando a temperatura do grão alcançar e exceder 165 °C, acompanhado por um estalando parecido àquele produzido pela pipoca, o café estará torrado.
Moagem: Esta etapa seguinte reduz os grãos a um tamanho entre 0.5 e 1.1 milímetros a fim permitir que o café seja posto na solução com água para o estágio de secagem. São usados jogos de rolos especialmente projetados para cortar uma, pois é melhor que esmagar o grão.
Extração: Uma vez que torrado e moído o café deve ser posto na solução com água. Este estágio é chamado extração. A água é adicionada geralmente em 5-10 colunas do filtro em temperaturas entre de 310 e 360 ºF (155 a 180 ºC), este concentra a solução do café em aproximadamente 15 a 30% pela massa. Torna-se mais concentrado antes que o processo de secagem comece por evaporação à vácuo ou freeze concentration.
Secagem: Esta etapa é muito importante e dois métodos diferentes são usados nos processos industrial pelo mundo inteiro, congelamento e a secagem de pulverizador, cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Secagem por congelamento ou Freeze drying (Liofilização )
O princípio básico da secagem por congelamento no processo para produzir o café solúvel é a remoção da água por sublimação.
Desde que a produção maciça do café solúvel começou, a secagem por congelamento cresceu na popularidade para transformar-se um método muito comum. Embora seja mais caro do que outros métodos de secagem ele resultam geralmente em um produto de alta qualidade.
O processo da secagem por congelamento.
Condensação - a água previamente congelada nos grânulos do café expande a 107 seu volume, a remoção deste vapor de água da câmara é de vital importância, trazendo ao condensador os componentes os mais importantes e os mais caros em uma planta de secagem de congelamento.
O freeze - os granules secados são removidos da câmara e empacotados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9_s…
Huuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm é sempre muito bom tomar café com que amamos!!!!!!
ResponderExcluiré muito bom tomar café com voce Karina!!!!!!
Beijos "I love YOU"