sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VAMOS TOMAR CAFÉ? QUAL? parte 2

O CAFÉ EXPRESSO
Um café expresso HUMMMMMMM... 
(do italiano caffè espresso, frequentemente referido como expresso) é uma bebida preparada através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. O café expresso tradicional, em máquina profissional, é feito sob a pressão de 900–1000 kPa (9–10 atmosferas ou bars).



Uma definição mais qualitativa do café expresso inclui uma maior consistência que o café coado (conhecido como café de saco em Portugal), uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e sua medida geralmente realizada em doses (shots). O expresso é quimicamente complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura.

“Somos grãos que um moinho tritura e ninguém quer saber se resistimos à mó ou se nos pulverizamos logo” -Amily Rocha-

Um café expresso bem tirado possui três partes principais: 
"coração, corpo e espuma".... A espuma de um tom caramelo-escuro permanecia sobre a superfície do expresso (composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares), inerte com seus óleos vegetais, proteínas e açucares..

Sua característica mais marcante:
"Aroma e sabor do líquido divino docemente amargo como a vida amarga e doce mente".-Amily Rocha-

Café Filosófico
Como resultado do processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias numa xícara de café expresso estão concentrados. Algumas pessoas preferem uma dose (shot) de café em vez de uma xícara maior em que estes elementos estão mais diluídos. Também devido à sua concentração de componentes, o café expresso é muito utilizado como ingrediente em outras bebidas à base de café, como caffellatte e cappuccino.
Em Goiânia (acreditem) há um "encontro": 
Café Filosófico no Bolshoi Pub, um evento mensal. Confiram as datas. horários e temas dos próximos no site do organizador Will Goya: http://www.willgoya.com


Fã de carteirinha dovero espresso italiano, nas versões tradicional e expresso descafeínado.



Tipos de Espresso






Caffè espresso
o termo formal italiano. Na maioria dos países, apenas espresso, 30 ml extraídos em aproximadamente 25 segundos. Em Portugal diz-se simplesmente café.





Ristretto (curto)
com menos volume e água, consequentemente um sabor mais puro e forte, 10–20 ml. Em Portugal diz-se simplesmente café curto ou italiana.









Lungo (longo)
mais água (quase o dobro) passa pelo café moído, resultando num sabor mais fraco, 40 ml. Em Portugal diz-se simplesmente café comprido ou cheio.

Doppio (duplo)
dois shots de espresso numa chávena de 60 ml.






Caffè macchiato (manchado)
uma pequena quantidade de espuma de leite vaporizado sobre um espresso.

Cappuccino
tradicionalmente, uma bebida com  espresso,  leite vaporizado e  de espuma de leite vaporizado, mas em alguns lugares do mundo se acrescenta um pouco de pó de chocolate e/ou canela.

Latte
abreviação de caffè latte, ou café com leite, bebida baseada no espresso com uma quantidade igual de leite vaporizado, com pouca ou nenhuma espuma de leite vaporizado. Em Portugal diz-se meia-de-leite ou galão (maior do que a meia-de-leite e servido em copo).

Flat White
bebida de café muito popular na Austrália e Nova Zelândia, feito com  de espresso e  de leite vaporizado.

Cortado
espresso "cortado" com uma pequena quantidade de leite quente para reduzir a acidez. Em Portugal diz-se pingo (no Porto) ou garoto (em Lisboa).

Mocha
um latte com chocolate.

Affogato (afogado)
servido sobre gelado.

Espressos com água

Americano
diluído com água quente, semelhante ao café coado (ou café de saco), geralmente fraco (maior proporção de água).

Long Black
espresso e água quente em partes iguais.

Café Tobio
dois shots de espresso com uma quantidade igual de café "americano".

Café carioca ou carioca de café
variação popular no Brasil e em Portugal respectivamente, filtrado ou coado (muitas vezes servido adoçado com açúcar ou adoçante), fraco (maior proporção de água), o "cafezinho" brasileiro.

Outros

Corretto
com adição de licor.

Cubano
com adição de açúcar amarelo ao pó de espresso durante a extração.


BEIJOS CAFEINADOS!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário